A Importância da Língua Inglesa para o Profissional de TI


Olá pessoal, tudo bom com voces? Estou aqui escrevendo mais um post, agora nada de assunto técnico, nada de dicas ou linhas de códigos. Estou aqui para falar de uma coisa de suma importância nos dias de hoje para você profissional de TI ou de qualquer outra área ou para aqueles jovens “aspiras” a uma vaga em uma grande empresa.

Diga uma coisa, você já parou para pensar que 99,9% em TI é ou está em inglês? E que 100% das linguagens de programação são em inglês, já parou para refletir sobre isso?

Pois é meu amigo, hoje em dia é quase impossível pensar em ser um grande pofissional de TI sem saber o básico do inglês, isso inclui, saber ler, escreve e falar. Pois quem de vocês nunca precisou pedir ajuda em algum blog ou mandar email para alguem fora do Brasil? Por mais que seu inglês seja um inglês macarronico, usando um google translator da vida você acaba se virando.

Atualmente trabalho em uma grande empresa, no qual o idioma usado nas oito horas de trabalho  é 99% o inglês. Já indiquei alguns amigos que tecnológicamente manjam muito, do tipo que vc passa uma tarefa e pode ir dormir sossegado que sabe que está em boas mãos e já vi várias pessoas também de conhecimento técnico elevadíssimo, serem derrubadas na entrevista simplesmente por qua o inglês deles não foi bom o suficiente, ou seja, sabem se virar bem em ler e até se viram bem para escrever mas na conversa acabam se dando mal.

Não que a empresa aonde estou queiram profissinais que sejam fluente em inglês, mas como eles dizem, não pode haver margem de dúvida no entendimento do que o cliente esta falando. Até que concordo, pois fico imaginando como deve ficar um cliente que já está irritado com um problema que precisa ser resolvido com urgência e você dizendo, “não entendi, pode repetir”, “como? não entendi, fale mais devagar” e coisas assim.

Então, o que eu quero deixar aqui para voces meus amigos é que se você pretende um dia trabalhar em uma grande empresa, fazer carreira internacional ou simplesmente tentar conseguir um cliente fora do Brasil, siga meu conselho, invista no aprimoramento da lingua inglesa.

Não me venha dizer que é muito caro um curso de inglês, ou qualquer outra desculpa, pois eu posso te mostrar um “google” de opções de vários cursos gratuitos de inglês, vários podcasts que inclusive eu assino para sempre estar aprimorando meus conhecimentos na língua inglesa.

Então meus amigos, hoje em dia saber inglês não é um luxo é uma questão de sobrevivência profissional.

Pense nisso, mas pense agora e faça um investimento que o seu futuro profissional agradecerá.

Fico por aqui até a próxima.

One thought on “A Importância da Língua Inglesa para o Profissional de TI

  1. [...] pessoal, após publicar o artigo anterior "A Importância da Língua Inglesa para o Profissional de TI", resolvi dar uma forcinha para aqueles que querem dar o primeiro passo para aprender o idioma [...]

    Curtir

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 482 outros seguidores