Eu posso falar sem sotaque?


Olá pessoal, aqui estou mais uma vez movido pela minhas duas paixões a área de tecnologia e a língua inglesa. Para falar a verdade neste exato momento está muito mais simples o inglês do que o português, principalmente a após esta reforma ortográfica, pois eu nunca sei se coloco ou não acento. Bem na dúvida estou colocando acento em tudo, melhor pecar por excesso do que por omissão.

Bem mas não estou aqui para falar sobre acentos, reforma ortográfica nem nada, estou aqui para uma coisa que para aqueles que buscam a perfeição na fala da língua inglesa é fundamental. O assunto de hoje é dicas para falar sem sotaque.

Você que esta aprendendo o inglês ou qualquer outra língua, você até se vira bem na hora de escrever, ler um livro, entende sem problema o que as pessoas estão falando, mas na hora de falar vem aquele sotaque terrível. Ai você para e pensa, será que nunca vou perder o meu sotaque, não existe será uma fórmula mágica para eu melhorar isso?

A reposta é SIM, você pode falar sem sotaque. Tudo que você precisa fazer é treinar a você mesmo a falar Inglês tão confortavelmente e perfeito como você fala sua língua nativa, no nosso caso o português. No caso da nossa língua materna, você pode até falar “poooorrrrta” e no Inglês você pode até escolher como se quer dar um toque mais para americano ou para o britânico, particularmente eu acho mais bonito e polido o britânico. Mas gosto não se discute.

Mas como eu posso me educar? Simples, incorporando certas práticas na sua vida diária. Isto irá fazer com que você fique familiarizado com sons falados por nativos e com o sotaque – lembre-se você não vai falar o Inglês Americano ou Britânico, mas voce vai falar o Inglês correto.

O primeiro passo que você deve dar é aprender outros vários sotaques, como o Australiano, além é claro do Americano e Britânico.

“Para aqueles que tem tv por assinatura, uma dica que eu dou é sempre que possível assistir os canais, BBC, CNN e a FOX News. Pois como eles realizam reportagens no mundo todo, dá para perceber bem as diferentes variantes do sotaques existentes. Isto também é um excelente exercício para o ouvido, pois senão você acaba acostumando a ouvir somente o seu professor e seu ouvido acaba acostumando com a forma e o jeito dele falar.”

Lisa Mojsin, diretora e fundadora do Accurate English Training Company em Los Angeles, nos dá algumas dicas de como ‘neutralizar’ o seu sotaque ou até mesmo acabar com o seu sotaque de uma vez por toda.

Vamos às dicas de ouro:

  • Observe os movimentos da boca de quem fala Inglês muito bem e tente imitar.

Quando assistir algum programa na televisão, observe o movimento da boca. Repita o que a pessoa esta falando, enquanto estiver imitando, tente manter a entonação e o rítimo.

“Sobre isto, inclusive existe um post que realizei a um tempo atrás na English Expert.”

  • Até você aprender a correta entonação e rítimo, tente falar mais devagar.

Se você falar muito rápido e com a entonação e rítimo errado, o ouvinte vai ter dificuldade para entender o que você está tentando falar.

Não se preocupe se com quem você estiver falando, ficar impaciente por estar falando devagar – o mais importante é que tudo que fale seja entendido.

  • Escute música em Inglês.

A música é um grande aliado para trienar os ouvidor e consequentemente a fala.

  • Use o dicionário.

Tente ficar familiarizado com os símbolos fonéticos do seu dicionário. Veja a pronuncia correta das palavras que você tem dificuldade para falar.

  • Faça uma lista de palavras frequentes que você tem dificuldade para pronunciar e solicite para alguém que fale bem para pronunciar para você.

Se possível grave essas palavras, escute-as e pratique repetindo. Leia a repita ao mesmo tempo.

  • Prefira os audio books.

Procure gravar você lendo algumas partes do livro. Depois compare o som do que você gravou com o som da pessoal que esta falando no audio book.

  • Pronuncie o final de cada palavra.

Preste atenção especial para palvras terminadas em S e ED. Isso o ajudará a fortalecer os músculos da boca que você usa quando for falar em Inglês.

  • Leai em voz alta, pelo menos 15-20 minutos por dia.

Pesquisas mostraram que leva cerca de três meses de prática diária para desenvolver músculos faciais fortes para falar uma nova língua.

“Lembra quando sua mãe falava: ‘Leia em voz baixa menino‘, bem aqui eu digo para você, não leia em voz baixa ler em voz alta só vai te trazer bons frutos.”

  • Grave sua voz e procure por erros de pronuncia.

Muitas pessoas tem o verdadeiro pavor de ouvir sua própria voz. Com tudo, é muito importante exercitar pois vai ajudar você a ficar mais meticuloso sobre os erros que está cometendo.

  • Seja paciente.

Você pode mudar a forma como fala, mas não acontece da noite para o dia. As pessoas sempre esperam por resultados instantâneos. Você pode mudar a forma de som se você estiver disposto a colocar algum esforço para isso.

“Quero citar aqui o seguinte, a paciência é uma virtude e a virtude leva a perfeição.”

Isso ai pessoal, aqui encerra-se mais uma post, mas antes de encerrar quero deixar algumas palavas.

Sempre me considerei um bom entendedor da lingua inglesa, sempre procuro convesar com pessoas para me manter atualizado e principalmente sempre praticar. Faz um tempinho, eu me achando um verdadeiro narrador de futebol, fui conversar com um americano, e tentei falar de igual “rápido”, foi quando tivemos uma sério problema de comunicação. Pois ele teve dificuldades para entender o que estava falando.

É nessas horas que devemos ter a humildade suficientes, baixar a cabeça deixar o orgulho de lado e ver que temos falhas e que precisamos e principalmente podemos melhorar. Afinal a natureza não produz um diamante da noite para o dia e o joalheiro não deixa o diamente límpido apenas com uma polida.

Faça do idioma que você esta aprendendo como o joalheiro faz com o diamente, deixe ele polido e brilhante só assim voceê vai chegar a perfeição.

Até a próxima.

Fonte: rediff.com

8 respostas para “Eu posso falar sem sotaque?”

  1. Olá Waldir!
    Meus sinceros parabéns pelo artigo. Está muito bem redigido – com exemplos claros e memoráveis.
    Gostei em especial da comparação com o diamante, pois representa bem cada um de nós em nossa jornada rumo à perfeição.
    Grande abraço!

    Curtir

  2. So good, Brother.

    Nice tips.
    Certainly usefull.
    Only through praticing, we can achieve our goals.

    I still need your help to improve my conversation level.(or my level of conversation. what’s better?)

    Before my forgotten, Google is a great tool to help us, in this work
    It’s has two tool: Tradutor and translator Toolkit.
    Now in Tradutor, has real time translation and sound button to listen the translation.

    Translation tool kit I will go see, but appears to be an excellent translation tool…

    Hugs

    Victor

    Curtir

  3. ola! adorei esse comentario foi demais para mim.
    tou estudando a 4 anos ja fiz intercambio ja falo inglês,mas as vezes ainda mato o inglês e fico brigando comigo mesma, agora tou fazendo um curso que se chama http://www.abaenglish.com
    esse sim,esta me ajundando muito com minha pronuncia.

    Curtir

  4. Muito legal mesmo a materia.. mas acho que o sotaque e uma coisa quase impossivel de se perder, quero muito perder o meu sotaque, moro nos EUA a 10 anos e sou casada com americano a 8 anos, so converso em ingles com ele, e no meu trabalho tbm, mas muitas vezes qdo vou conversar com alguma pessoa que ainda nao conheco a primeira coisa que me perguntam e “where are you from?” logo que abro minha boca para falar, ja sabem que nao sou daqui, e alguns ate ja sabe que tenho sotaque de brasileiro… bom continou tentando perder o sotaque, muito boa a dica de gravar a voz.. tbm nao gosto de ouvir minha voz.. mas acho que vai ser bom para mim identificar os meus erros..
    bjs

    Curtir

  5. Olâ,

    Obrigado por escrever esse artigo. Estou tentando melhorar meu sotaque também, mas pelo contrário, eu sou um estudante do português. Como escreveu no artigo, é possível aplicar essas dicas em qual quer língua mas eu acho o português tão difícil de pronunciar naturalmente. Os livros não chegam nem perto da pronuncia atual dos nativos. Você tem alguma dica especial para quem que queria falar em Português sem sotaque Americano?

    Curtir

    • Kevin, inicialmente parabéns pela escrita, esta impecável. Então, livro com fala em portugues realmente não tem nada haver. O ideial, não muito correto seria pegar filmes brasileiros, pois ai voce estaria aprender muita gíria e um dos modos de se falar.

      Mas falar bem mesmo, seria assistindo seriados nacionais, novelas e ver como eles falam e tentar repetir. Visto que principalmente novelas, eles usam uma linguagem mais clara, menas gírias e mais apropriada.

      Curtir

  6. Olá,
    Achei muito legal sua redação e as dicas para perder o sotaque na lingua. Eu moro no Brasil faz muito anos e já me comunico fluentemente, porém o sotaque sempre me acompanha e as vezes atrapalha, principalmente para pessoas que não tenho falado ainda. Algumas das dicas que você falou já tinha ouvido falar de oradores sobre o ouvir a sua voz e tentar tirar os erros imitando o falar correto. Acho que é possível sim, talvez não 100%, mas algo que quase ninguém repare. Eu conheci um professor de lingua portuguesa que não era brasileiro e todos pensavam que era brasileiro pelo bem que falava o português.

    Curtir

Deixe um comentário