Eu posso falar sem sotaque – II?


Hey fellas, what’s up? Well, I’m fine, I’m relax, I’m good. So, time to work.

No dia 04/Fev/10 fiz um post no qual abordei o tema de sotaques, passando algumas dicas de como trabalhar para elimina-lo. Acompanhando as estatísticas do nosso blog, digo nosso, pois eu só mantenho ele pois sei que voces sempre estão acessando e buscando dicas, isso que me move para continuar pesquisando e trazendo os mais diversos assuntos aqui.

Como sei que este é um dos tópicos mais acessado todos os meses, resvolve fazer uma pesquisa, e trazer mais informações para voces membros da cúpula do trovão.

Tópico 01

Olá 

Sou português, vivo na Inglaterra e fiz oito anos de Inglês no British Council (mais quatro na faculdade). Falo com sotaque “Hollywood” perfeito, porque também “cresci” dentro da língua através de filmes legendados, música e muitos livros (ingleses e americanos). No entanto, apesar de o meu sotaque natural ser o chamado “General American” – suponho que semelhante ao teu – consigo imitar (por breves períodos) qualquer sotaque, e até preferia ter um “cockney” ou “posh” do que o meu!

No entanto, estando numa situação semelhante à tua, posso responder às duas perguntas. Em primeiro lugar, é possível eliminar 98% do sotaque. Nunca 100%, como descobri ao chegar aqui – pensei que as pessoas iriam achar que era americano, mas todas percebem que sou de um país que não fala Inglês, embora a maioria não saiba de qual. Normalmente o meu sotaque é descrito como “internacional” e “difícil de precisar” de onde é.

No entanto, posso dizer que conheci aqui uma brasileira que, ao início, pensei que fosse dos EUA! Tinha ZERO vestígios de sotaque brasileiro, e a pronúncia era marcadamente americana – de algo como Nova Iorque ou Boston. Mas acabei por descobrir que ela nunca tinha sequer visitado os EUA!

Portanto, sim, é possível eliminar quase todos os vestígios de sotaque, e é possível fazer as pessoas pensar que és de outro país que não o Brasil – talvez não necessariamente os EUA, mas certamente de algum outro país.

Boa sorte com os estudos!

Pedro
Tradutor de Português para a Apple Languages

Fonte(s):

Tópico 02

Com sotaque ou sem sotaque?…Eis a questao. Sotaque e um aspecto do aprendizado de outra lingua que deixa alguns alunos preocupados. Eles nao sabem se devem eliminar o sotaque natural que vem com a lingua portuguesa completamente ou camufla-lo de maneira a parecer mais com um nativo da lingua inglesa.

Ha muitas coisas a se considerar se por acaso voce se deparar com a questao acima. Uma delas e o fato de que voce nao tem que falar como um americano ou britanico, e que certas pessoas jamais falarao como nativos da lingua inglesa. Em geral, o minimo de esforco em relacao a “camuflagem de sotaque” que satisfara professores e nativos da lingua inglesa e a quantidade de “imitacao” suficiente para que voce possa ser entendido sem maiores problemas ao falar ingles.

Porem e claro que ha aqueles nativos que sao mais exigentes em questao a pronuncia, entre eles podemos citar a maioria dos americanos. Se voce nao pronuncia certos fonemas da maneira correta, eles nao entederao o que voce quer dizer mesmo. E infelizmente isso e verdade.

Esse comportamento americano se da por tres razoes: a primeira e o fato de eles buscarem sempre fazer coisas da maneira mais rapida e eficiente e esse metodo “impaciente” tambem se traduz ao ouvir estrangeiros falando ingles. A segunda razao e o habito deles nao se colocarem no lugar dos outros (nesse caso os brasileiros) pois eles nao precisam falar outras linguas para serem entendidos e com isso a sensibilidade deles em distinguir a maneira que um individuo estrangeiro pode falar certo fonema da lingua inglesa de maneira diferente da forma americana desaparece. E por ultimo ha diversos fonemas em ingles que diferem tao pouco entre si (de acordo com ouvidos luso-brasileiros), que fica dificil para brasileiros entender qual a real diferenca entre esses sons. Essa dificuldade faz com que brasileiros pronunciem certos sons do ingles erroneamente (nao por falta de atencao) e nao seja entendido pelos nativos, voltando aos motivos anteriores.

OK, entao quer dizer que voce tem que se matar para pronunciar ingles “da maneira correta” ? Nao. O que seria aconselhavel fazer e procurar dominar pelos menos os sons basicos da lingua inglesa que nao existem na lingua portuguesa, ou seja, aqueles que dao mais trabalho. Com isso, pelo menos as conversacoes basicas ficarao a salvo da escrutinizacao americana.

Ha individuos que no entanto nao ligam tanto para pronuncia perfeita e nao ha nada de errado com isso, desde que se livre dos erros mais comuns de pronuncia inglesa.

A maioria das pessoas sempre tera sotaque, mesmo que ele seja quase imperceptivel. Morar no exterior ajuda bastante a “pegar” o sotaque nativo local, porem outros fatores tambem influenciam  negativamente ou positivamente nessa tarefa, tais quais idade do brasileiro em questao (quanto mais jovem mais facil e assimilar outro sotaque), patriotismo (ha brasileiros que “mantem” o sotaque nacional por essa razao) e exposicao constante a lingua inglesa (ha brasileiros que vivem no exterior ha anos e sequer falam a lingua local porque eles  geralmente estao rodeados de compatriotas).

Para aqueles que desejam “diminuir” o sotaque brazuca, ha aulas especiais  e profissionais que ajudam nesse sentido. “Camuflar” ou nao “Camuflar”?…Eis a questao. No fim, somente voce podera responder a essa pergunta.

Mas analisar outros brasileiros falando portugues e facil e pode te ajudar a responder se e realmente possivel sem sotaque brasileiro. Coloquei abaixo alguns videos com entrevistas de celebridades brasileiras em ingles.

Assista os vídeos de brasileiros(as) famovos dando um show no Inglês, que é o complemento original deste texto.

Fonte: Onde Aprender Línguas?

Então é isso membros do conselho. É possível sim, basta dedicação e força de vontade e com certeza miutooooooo treino.

Cya and take care.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s