Aprender inglês não é dificil


Ola pessoal, após publicar o artigo anterior “A Importância da Língua Inglesa para o Profissional de TI“, resolvi dar uma forcinha para aqueles que querem dar o primeiro passo para aprender o idioma inglês ou qualquer outro idioma.

Vou reproduzir aqui um post que realizei faz um tempinho no site English Experts. Segue abaixo o que eu publiquei.

Ola a todos que vão ler,

Aprender inglês para muitos parece complicado, para outros fácil demais. Mas afinal é fácil ou simples? Eu digo que pelos métodos tradicionais é difícil, mas tenho uma “teoria” de como transformar mais fácil, muitos vão criticar e tal, mas é apenas meu modo de ver.

Por que as pessoas têm dificuldades de aprender um novo idioma? Simples, porque primeiro elas pensam na língua nativa, buscam as palavras, para depois tentar forma a frase em inglês. Tive um professor que sempre falava, “Não pense em português, tente pensar em inglês”. Confesso que depois que passei a muito custo a fazer isso melhorei 110%.

Quem estiver lendo esse texto aqui e for pai/mãe, pense o seguinte, como é que seu filho sabe que algo redondo que pula é uma bola? Simples, porque vocês mostram aquele objeto redondo que pula e chamaram de bola, o que faz a criança? Associa que aquele objeto é uma bola e assim sucessivamente aprendemos por associação sem mesmo saber que bola é um objeto que utilizamos para jogar uma partida e bla bla bla, simplesmente sabemos que é uma bola.

Trazendo isso para o aprendizado de uma nova língua, hoje os cursos ensinam os alunos a pensar traduzindo, ball é bola, book é livro, phone é telefone e assim vai. Não seria muito mais simples as escolas trabalharem com um método associativo? Garanto que seria muito mais simples, vejo isso, pois estou aplicando esse método com a minha filha e esta dando resultado ensinando ela a conhecer as coisas associando a imagem.

Um bom exemplo de aprendizado assim é o livemocha, lá é feito por associação, você vê a figura, lê e grava. Ta certo que adiante no estudo tem a parte aonde você traduz, mas até lá você faz uma série de exercícios por associação de palavra x imagem x som.

Acho que os cursos de línguas em geral, deveriam ser assim, garanto que aprender uma língua seria um processo simples, rápido e divertido. Os cursos deviam pensar como um processo normal de alfabetização como fizeram com a gente e como fazemos com nossos filhos.

Fica ai a dica, alguém tem alguma sugestão, critica?

É isso ai pessoal.

Um comentário sobre “Aprender inglês não é dificil

  1. Pingback: Dicas de como melhorar o seu Inglês « Waldir Borba Jr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s