Como escrever melhor, aumentar o vocabulário e melhorar a gramática?


Alô você, tudo bom? Espero que sim.

Bem meus amigos, o papo hoje é algo que vejo várias pessoas no chat do English Experts me  perguntando e perguntando aos demais – “Como faço para escrever melhor?” ou “Como melhorar a minha gramática?”.

Então nobres membros do conselho, a reposta para essas perguntas são:

1o. Pegar um dicionário e decorar de tras para frente e vice versa.
2o. Ler

Eu prefiro a segunda opção. A leitura é o melhor e menor caminho para melhorar a escrita, aumentar o vocabulário e deixar a gramática em dia.

Vamos aos porens agora, o meu caso, eu sou analista de sistemas e desenvolvedor, logo eu posso pegar um livro sobre alguma linguagem de programação e devorar. Mas ai o meu ganho não seria assim tão considerável, uma vez que livros técnicos tendem a seguir um certo padrão de linguagens e termos.

Então a dica é, quer melhorar escrita, gramática e vocabuário? Lei algo que não esteja vínculado ao que você faz.

No momento estou lendo “Around The World In Eighty Days” e acreditem ou não, estou descobrindo várias palavras novas. Novas em relação as leituras técnicas que eu faço constantemente.

Então é isso pessoal, para ficar com um vocabulário bem rechado e com a escrita bem afinada, o segredo é LER, LER, LER e LER, quanto mais a gente lê, mas a gente aprende e melhora. Preferencialmente leia coisas não relacionadas ao que você faz no seu dia-a-dia.

Para finalizar, quero deixar uma dica de um professor que tive. Quando estiver lendo e encontrar uma palavra que você não saiba o que significa, procure assinalar, ou escreva em um papel, mas continue lendo, procure entender o contexto como um todo. Quando terminar pegue um dicionário, e verifique o que a palavra que você assinalou significa e leia novamente a frase. Procure fazer isso e veja o quão grande vai ser o seu aprendizado.

Isso ai meus amigos, até a próxima.

Dica de Livro

Around the world in eighty days – Jules Verne: Penguin Popular Classics, 245 páginas em formato pocket, fácil de ler e de carregar.

Dica de Site

Xokmax.com

Inglês Online

24 comentários sobre “Como escrever melhor, aumentar o vocabulário e melhorar a gramática?

  1. Pingback: Os números de 2010 « Waldir Borba Jr

    1. Fala Adilson,

      Então cara, para melhorar a gramática e por tabela melhorar a escrita a única mágica é ler, ler ler e ler, quanto mais voce ler melhor voce fica.

      Dica de livro? Bem, começe com livros fáceis de ler, história de criança mesmo. Não queria dar uma de quer ler por exemplo o NY Times, pois ai voce vai ficar completamente perdido, pois existem muitos termos que as vezes eu mesmo não sei.

      Começe de baixo e vai mudando de nível quando voce sentir que a compreenção foi quase que total. Escrava muito também isso ajuda a trabalhar o conecimento que voce adquiriu lendo.

      Resumo, não existe fórmula mágica, Ler, Ler e LER

      Curtir

  2. Obrigado pelas dicas amigo já estou lendo todos os dias e já me sinto um pouco melhor mais ainda tenho dificuldades de saber quando usar virgulas e pontos e acentos.
    Se puder me ajudar manda mais uma dicas ai blz agradeço de coração.

    Curtir

    1. Wander, pior que não existe fórmula mágica, a leitura é o melhor caminho para vc melhorar o vocabulário. Isso é válido para qualquer idioma.

      Curtir

  3. Boa tarde caros amigos.
    Conforme varios amigos solicita livros para melhorar a escrita e escrever melhor, aí vai a dica. Português do dia a dia, como escrever melhor do professor Sergio Nogueira, este livro e muito bom para quem tem dificuldade, quem tem não se arepende de ter comprado.

    Curtir

  4. Eu estava digitando um e-mail e escrevi “enlarguecer”. Acho que por contaminação de “enlarge”. Associei as palavras, mesmo o assunto sendo outra coisa.

    Aí fiquei pensando: “por que escrevi “enlarguecer”? Essa palavra existe ou é usada só popularmente?”

    Abri o Houaiss e não encontrei(!). Alguém poderia informar a razão?

    Desde já, obrigado.

    Curtir

  5. Olhar gente,sei que pra melhorar a escrita tenho q ler ,ler ,ler e ler,+ estou precisando de uma forca.tipo,estou passando por uma dificuldade na minha vida que esta atrapalhado-me em meus estudos…(sem amigos,só Deus esta comigo) é né,isso é diferente de todas as perguntas,mas é isso…

    Curtir

  6. Olá boa tarde gostaria q vc me indicasse um livro pós eu não consigo me interessar por leitura, toda veis q começo a ler um livro não ter mino, minha escrita é péssima.

    Curtir

    1. Oi Ita,

      Então um livro? Um livro? Então… Que tipo de leitura voce gosta? Eu te aconselharia ler, algo relativo ao que voce gosta. Mas se voce quer ler algo em geral pegue livro infantil, sério mesmo, não estou zoando.

      Livro infantil, a leitura é facil, vocabulário tranquilo e voce vai evoluindo com o tempo.

      Curtir

Deixe uma resposta

