Por que eu não falo Inglês?


Olá amigos, você fala inglês? Consegue se comunicar e se fazer entendido? Essa é a maior dificuldade dos estudantes de inglês de hoje e ontem e sempre será. Já parou para pensar o porquê disso?

A resposta para essa pergunta é simples. As escolas de inglês estão focadas em fazer você estudar formação de uma frase, decorar regras gramaticais, traduzir do português para inglês e vice-versa. Fazendo muitas vezes você se tornar uma máquina para lá na frente talvez, obter uma certificado TOEFL – Test of English as a Foreign Language™.

Mas pense um pouco, um papel garante que você é fluente em determinada língua? Talvez possa garantir que você saiba conjugar o verbo no Pretérito Mais-Que-Perfeito ou algo assim.

Você é perfeito ao falar e/ou escrever em português? Garanto a você que não, eu mesmo não sou. Então por que você tem que ser a perfeição ao falar e escrever em inglês? Não seria tudo mais simples você simplesmente falar, falar certo ou errado, mas fale, adquira fluência que é o mais importante.

E fluência você só aprende escutando muito, falando bastante e principalmente lendo muito mais. Ou você acha que os americanos falam inglês corretamente? Se eles não falam, por que temos que falar?

A mensagem que pretendo deixar aqui é que você não pode depender somente dos métodos aplicados nas escolas. Você amigo leitor, deve fazer sua parte, procure ler bastante para aprender palavras novas, aprender a formação das palavras. Escute sempre que possível podcast para treinar seus ouvidos ao idioma inglês. Só assim você vai obter a tão sonhada fluência. E vai poder se comunicar sem dar aqueles lapsos do tipo ahm, humm, well. Sem ter que pensar na em português traduzir para inglês e somente então falar.

Para finalizar, estava escutando uma palestra de um professor americano, no qual ele comentou que os americanos gostam de conversar, o problema é que se você demorar muito para falar, eles não suportam.

Então de hoje em diante, procure deixar de ficar decorando regras gramaticais e concentrem-se no que realmente importa fluência, a não ser que você queira um papel para mostrar que você é bom em regra gramatical.

7 comentários sobre “Por que eu não falo Inglês?

  1. È realmente vc esta certo , eu estudei na Fisk por 5 anos, e nao sei nada, sei as frases prontas, e por falta de conversar e força de vontade tb, me fez esquecer quase tudo… parabens gostei do seu artigo…

    Curtir

  2. Pingback: Qual o seu nível de Inglês? « Waldir Borba Jr

  3. Pingback: Os números de 2010 « Waldir Borba Jr

  4. Olá, Valdir!… Tudo bem?

    Sei que o post é “antigo” mas como minha curiosidade é grande e uma coisa foi puxando a outra, acabei aqui – escrevendo pra você, agora… Hehe…

    Fluência: não importa como, faça acontecer!… Aproveite os seu momentos e todas as suas oportunidades.
    Isso é o que carrego comigo nas situações da minha vida. Em se tratando da lingua inglesa, não é diferente.
    Atualmente, encontro-me nos EUA e quero aproveitar ao máximo esta oportunidade.

    Mas o queria perguntar é sobre algo do penúltimo parágrafo deste seu post. Por acaso, lembra-se quem é esse professor americano que fez menção dos compatriotas?

    Agradeço se me ajudar com isso.

    Obrigado e até mais!

    Curtir

  5. Olá! Valdir,vi seu post extremamente antigo que falava sobre como acessar o site Colingo,já tentei de tudo e não consegui acessar,por favor,me ajude?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s