Como aumentar seu vocabulário em inglês?


Cedo ou tarde, todo estudante de inglês irá se deparar com uma “barreira” em seus estudos: a falta de vocabulário em inglês. É nesse ponto que todos se perguntam: “Como aumentar meu vocabulário em inglês?”. Eu fiz algumas buscas sobre o assunto em alguns blogs “famosos” de inglês, e como já esperava, não encontrei nada de realmente útil… agora, por incrível que pareça, o grande “segredo” para aumentar seu vocabulário em inglês ou mesmo em qualquer outro idioma é muito simples, preste atenção…

Aprender vocabulário, ou seja, aprender novas palavras, é a consequência do estudo de textos e frases em inglês. Veja bem, vou explicar de uma forma mais prática: você não estuda palavras para aprender palavras, você estuda frases e textos, que o aprendizado das palavras será mera consequência de seus estudos, as palavras serão um “bônus”, que “de quebra” já vem com toda a gramática.

Pense naquelas aulas tradicionais de inglês em que se ensinam as cores, os vegetais, os animais, os números, etc. Todas essas aulas usam uma abordagem “de baixo para cima”, ou seja, começando nas palavras para depois ir para as frases e os textos, o que não é nada efetivo. O correto seria fazer o justamente o contrário, ir “de cima para baixo”, começando nos textos e frases e deixando que as palavras sejam aprendidas (e elas de fatos serão aprendidas) como consequência da compreensão dos textos e frases.
Pense também nos cursos que dizem que você vai aprender as 1000 palavras mais usadas no inglês! “Ora bolas”, se você estudar vários textos em inglês, automaticamente aprenderá essas 1000 palavras, pois elas estão presentes em todos os textos escritos em inglês! Só que diferente do estudo de uma lista de palavras, o estudo de textos proporciona não somente o conhecimento do significa das palavras, mas também toda a gramática “embutida” nos textos, gerando um aprendizado muito mais profundo do idioma e significativo do idioma.

Mas agora você deve estar pensando: então se eu quero aprender as cores, eu deve ler textos que falam sobre cores? Sim e não. O que recomendo é estudar com base em assuntos de que você gosta, assim se você gosta de futebol, estude textos sobre futebol, se gosta de política, estude textos sobre política, e assim por diante. A maior parte de todos os textos inglês usa um vocabulário comum, assim independentemente do texto que você estudar, em todos eles você estará aprendendo as palavras mais importantes da língua. Já as palavras específicas vão variar, claro, ou seja, se você ler textos sobre futebol, saberá mais palavras relacionadas ao futebol, se ler mais sobre política, saberá mais palavras relacionadas à política, porém o ponto mais importante é que, independentemente de ler sobre futebol ou política, de qualquer modo você estará aumentando seu vocabulário.

A seguir vou descrever algumas atividades práticas que você pode usar para aumentar seu vocabulário seguindo a ideia de palavras são consequência do estudo de textos e frases:

Estudo e aprendizado/absorção de textos: esse é o meu principal método de estudo, que consiste basicamente em estudar um texto curto e depois aprender/absorver esse texto revisando-o de diversas maneiras diferentes. Com esse método, se você estudar um pequeno texto todos os dias, a quantidade de vocabulário que você pode adquirir em poucos meses é simplesmente muito grande.

Estudo de frases com um SRS: SRSs são programas de memorização, que se usados corretamente podem aumentar muito o seu vocabulário. O grande segredo para usar um SRS de forma eficiente é memorizar não palavras soltas, mas sim frases em inglês. Para obter mais detalhes sobre o que é e como usar um SRS, dê uma olhada neste artigo do nosso portal de estudos: http://www.mairovergara.com/como-inst…

Consumo de mídias em inglês: consumir mídias em inglês significa assistir a seriados, ver filmes, escutar podcasts, escutar o rádio, ler sites, revistas, livros, etc., tudo em inglês. Essa é a minha principal forma de estudo em nível intermediário-avançado. Em geral, no caso de inglês, eu diria que é preciso primeiramente de 4 a 12 meses de estudo, seguindo principalmente os métodos acima, até que você consiga consumir mídias em inglês de forma não cansativa, ou seja, até que consiga entender pelo menos 50% das palavras e consiga acompanhar o seriado, filme, podcast, etc., sem ficar parando para procurar palavras em um dicionário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s