Yes you can


I want to speak English without an accent.

Primeiro, você deve se focar em falar inglês com clareza e ser compreendido. Depois, caso você queira mudar seu sotaque, escolha um de que você goste da sonoridade ou porque é mais fácil de entender. Não procure um sotaque para fingir ser alguém diferente, pois você pode acabar se enrolando. Aceite ser como você é e deixe isso fluir na maneira como você fala.

O sotaque é a combinação da pronúncia das palavras, individualmente e dentro de um contexto, e a entonação que damos para as frases que produzimos. A pronúncia resulta de fatores como a vibração das cordas vocais, posicionamento da língua e lábios, assim como a ênfase e duração dos sons enquanto se fala um idioma, explica Lígia Velozo Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas.

Lisa Mojsin, diretora e fundadora do Accurate English Training Company em Los Angeles, nos dá algumas dicas de como ‘neutralizar’ o seu sotaque ou até mesmo acabar com o seu sotaque de uma vez por toda.

Vamos às dicas de ouro:

  • Observe os movimentos da boca de quem fala Inglês muito bem e tente imitar.

Quando assistir algum programa na televisão, observe o movimento da boca. Repita o que a pessoa esta falando, enquanto estiver imitando, tente manter a entonação e o rítimo.

“Sobre isto, inclusive existe um post que realizei a um tempo atrás na English Expert.”

  • Até você aprender a correta entonação e rítimo, tente falar mais devagar.

Se você falar muito rápido e com a entonação e rítimo errado, o ouvinte vai ter dificuldade para entender o que você está tentando falar.

Não se preocupe se com quem você estiver falando, ficar impaciente por estar falando devagar – o mais importante é que tudo que fale seja entendido.

  • Escute música em Inglês.

A música é um grande aliado para trienar os ouvidor e consequentemente a fala.

  • Use o dicionário.

Tente ficar familiarizado com os símbolos fonéticos do seu dicionário. Veja a pronuncia correta das palavras que você tem dificuldade para falar.

  • Faça uma lista de palavras frequentes que você tem dificuldade para pronunciar e solicite para alguém que fale bem para pronunciar para você.

Se possível grave essas palavras, escute-as e pratique repetindo. Leia a repita ao mesmo tempo.

  • Prefira os audio books.

Procure gravar você lendo algumas partes do livro. Depois compare o som do que você gravou com o som da pessoal que esta falando no audio book.

  • Pronuncie o final de cada palavra.

Preste atenção especial para palvras terminadas em S e ED. Isso o ajudará a fortalecer os músculos da boca que você usa quando for falar em Inglês.

  • Leai em voz alta, pelo menos 15-20 minutos por dia.

Os sotaques podem dizer de onde você é. Assim como mostrar de qual parte do mundo você é. Algumas pessoas veem os sotaques como um indicador social. Logo, falar com sotaque, no fundo pode até ser uma coisa legal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s