80% e 20%


Amigos leitores, aqui estou para mais um dedinho de conversa. Hoje irei falar sobre o A.J. Hoge.

Para quem não o conhece e nunca ouviu falar nele, assim como eu também não o conhecia até uns 2 ou 3 meses atrás, ele é o criador do The Effortless English Club.

Confesso que quando comecei a escutar os podcasts dele, pensava que ele era meio radical, pois em um dos que escutei ele simplesmente falava que as escolas de inglês são uma tremenda perda de tempo, que os livros não ensinam o verdadeiro inglês vivenciado no dia-a-dia e por ai vai.

Conforme você vai escutando, chega-se a conclusão que ele está correto e que as escolas em geral o que elas mais querem é lucro e quanto mais tempo você passar estudando melhor. “Não estou aqui para criticar as escolas, métodos e afins

Recentemente escutei um dos podcasts no qual ele fazia a comparação entre fluência e inglês acadêmico.  No qual ele mencionou que a maioria das pessoas pensem em ir para fora (USA, Inglaterra ou outro pais) para estudar inglês. Mas  que você estará realmente aprendendo é  o chamado inglês acadêmico, aquele bonitinho, formatadinho tudo certinho, ou seja, gramaticalmente correto. Sendo que ao final do seu período de estudo você terá conhecimento mais não a fluência.

Para resolver o problema da fluência A.J. Hoge, passou a seguinte “fórmula mágica” 80% e 20%, ou seja, 80% do tempo de seu estudo deve ser focado na escuta (listening). Você deve escutar e repetir como as pessoas falam, respeitando as sílabas fortes e fracas. Esta parte do estudo resume-se em escutar, repetir, voltar escutar, repetir e voltar até que a sua fala seja igual ao que esta ouvindo.

Os 20% do tempo do seu estudo resume-se leitura, comece lendo livros simples e vá aumentando a dificuldade.

Uma vez que você tenha a fluência, ai sim, segundo A.J. Hoge, você deve partir para o acadêmico, aprender gramática e toda aquela parte chata que é ensinado nos cursinhos.

Parece louco, não é? Agora eu pergunto a você meu amigo, quanto tempo você esta estudando inglês em uma escola? Se colocar você em uma roda de americanos você consegue falar numa boa? Ou vai ficar tímido com medo de falar errado ou não falar ou mesmo nem entender o que estão falando?

Sempre gosto de fazer a comparação com crianças. Uma criança aprender primeiro a gramática ou a falar?

Então meus amigos, fica aqui a dica de agora em diante, o tempo do seu estudo de inglês deve ser dividido em 80% e 20%.

Ah! Por favor, não abandone o seu cursinho de inglês, ok? Afinal, eu também passei alguns anos estudando gramática, diálogos chatos em um mundo de fantasia. Quando cai no mundo a realidade é bem diferente.

Para conhecer mais sobre o método do Effortless e mesmo conversar com o A.J. Hoge, basta seguir ele no twitter (ajhoge) ou no facebook (a j hoge).

Do you feel embarrassed when you speak English?

Do people have trouble understanding you?

Is it difficult for you to understand native speakers?

You have studied English for years.  You read English well, but when its time to speak– you feel nervous, foolish, embarrassed, and shy when speaking English.

What is wrong?  Have you wasted all of your study time?

A.J. Hoge

Primeira vez postado em JUNHO 23, 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s